Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ensino a distânica....de afeto

Nas minhas brincadeiras infantis sempre era a professora mais legal do mundo. Daquelas que todos os alunos iam contar seus problemas, seus casos e eu dava atenção a cada um deles...
Essa brincadeira agora é real. Tão real que assusta. E essa tem sido minha angustia. Eu quero ser a professora das minhas brincadeiras, não essa real que não tem tempo...
Qual a diferença de ser um professor e um educador? Eu quero ensinar aquilo que não tem no livro e que não tem resposta exata...
Hoje dei uma daquelas broncas difíceis de dar. Ainda não me acostumei com a idéia de ser levada tão a sério e devo admitir...Como é bom ser levada a sério.
Sou apaixonada por cada um daqueles seres que me olham com olhos atentos e vontade.
Como eu tenho vontade de parar o tempo em cada um deles e conseguir dar mais atenção...Essa idéia de que ao sair da escola já não estou mais dando aula, não condiz comigo. Não sou assim, não acredito em ensino a distância e muito menos em ensino com distância de afeto.
Hoje na minha "filosofia do dia" disse aos meus alunos coisas difíceis de serem escutadas, mas ainda mais difícil de serem ditas.
O engraçado é que o discurso que eu fiz para eles, serviu mais para mim...Eai, vocês vão deixar o tempo passar? Vão deixar essa aula ser só mais uma aula? Talvez as respostas quem deva dar sou eu. A pergunta que eles me fazem, mesmo sem saber é "Eai, quem ensina o que a quem ?".

2 comentários:

  1. Pro, a vida é uma eterna escola! Chato EU dizer isso, porém.. É uma completa troca de experiências, impossível de ser vivida sozinha. Enquanto você vai ficando velha e adquirindo experiências, você vai passando adiante para os outros.E e os mais novos, vão ensinando ou não deixando sumir o espírito de juventude que há em todos nós.. Porque aprendemos até com um choro de uma criança, ou com um sorriso sem malícia. Algo como um conectivo não conectado ainda, entende? Esse sim é um grande ensinamento, você viver várias vidas, juntar e resultar em uma só, a sua! Essa é a complexidade que ninguém entende, e não se sabe se no final da nossa jornada entendemos, talvez esse seria o sentido da vida.. ou não. Mas sinceramente? A vida poderia ser muuito mais fácil, muito menos complexa, muito menos coisas ruins, e muito mais coisas boas, mas quem garantiria que teria tanta graça? Eu não. Pra mim, isso é viver!
    beeijo

    ResponderExcluir
  2. Por isso q eu te digo querida!!! Aproveite muito seu último ano nessa escola!!!! Coisas melhores virão, piores tbm...Mas o que a escola te ensina e te mostra nenhum outro lugar te mostrará!!!

    ResponderExcluir

Seguidores